

Temporal resultou em deslizamentos e alagamentos em diversos pontos do município
A Defesa Civil de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), atendeu, nesta sexta-feira (2), diversas ocorrências causadas pelas fortes chuvas que atingiram o município durante a manhã. As secretarias de Manutenção, Promoção Social e Obras também atuaram em conjunto na resposta às demandas.
O volume de chuva registrado foi considerado acima da média e provocou alagamentos e um deslizamento de terra em diferentes bairros da cidade. Apesar dos transtornos, não houve registro de vítimas.
Ao todo, nove ocorrências foram registradas. Entre elas, a interdição de uma residência no distrito de Passé, após um deslizamento provocado por uma contenção irregular. As famílias afetadas foram atendidas pelas equipes da Defesa Civil e da Assistência Social e encaminhadas para o programa de aluguel social.
No bairro de Sarandi, por exemplo, diversas casas ficaram alagadas após serem invadidas pela lama. Moradores relataram que a Defesa Civil chegou a ir ao local uma semana antes, mas não tomaram nenhuma providência.
Segundo Abdoral Júnior, subsecretário da Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil, as ações preventivas realizadas pela prefeitura desde o fim de janeiro foram fundamentais para reduzir os impactos. Ele destacou o trabalho da força-tarefa da Operação Chuva 2025, que incluiu limpeza urbana, manutenção de vias, vistorias em imóveis, instalação de lonas de contenção, além da desobstrução de canais e bueiros.
Candeias permanece em estado de alerta, com previsão de continuidade das chuvas intensas ao longo do fim de semana. O município recebeu um aviso de classificação laranja — que indica perigo — emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A condição deve se manter até a próxima terça-feira (6).
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número: (71) 99631-8216.
Share this content: