

A federação entre União Brasil e PP deve ser oficializada na próxima terça-feira, movimentando os bastidores políticos na Bahia.
A federação entre União Brasil e PP só deve ser oficializada na próxima na próxima terça-feira (29), mas já vem movimentando os bastidores dos dois partidos. Na Bahia, já existe uma disputa pelo comando da parceria.
Na última quinta-feira (17), o presidente do PP baiano, deputado federal Mário Negromonte Júnior, enviou um ofício ao presidente nacional do partido, Ciro Nogueira, pedindo que a escolha do controle da da federação na Bahia fique a cargo da direção nacional, como acontecerá em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe.
No documento, Mário Negromonte Júnior alega que “repassar à outra agremiação a coordenação estadual da nova federação causará […] uma saída de toda a bancada estadual do progressista e da maioria dos nossos prefeitos”.
“Tal movimento chegará a nossa bancada federal, enfraquecendo e praticamente extinguindo a representação do Progressistas baiano no congresso que hoje é pujante”, diz trecho do ofício, lembrando da movimentação de deputados estaduais e federais que ameaçam deixar o partido com a federação.
A negociação entre Nogueira e Antônio Rueda (presidente do União Brasil) determina que o comando da federação nos estados ficará com o partido com a maior bancada na Câmara dos Deputados. Com isso, o União Brasil assumiria o comando na Bahia.
Outro entrave é o posicionamento das legendas na política baiana. Enquanto o União Brasil é o principal partido de oposição ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), o PP tenta voltar para a base do petista.
Share this content: