

Decreto foi assinado pelo presidente Lula durante evento em Brasília
Foi assinado, nesta quarta-feira (16), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um decreto que autorizou o pagamento antecipado do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A primeira parcela vai ser paga em abril e a segunda, em maio.
O presidente também firmou o decreto que regulamenta as mudanças no Fundo Social, que destina R$ 18 bilhões para o programa Minha Casa, Minha Vida. Lula esteve em um evento intitulado O Brasil dando a volta por cima, que, segundo ele, foi “um breve balanço daquilo que fomos capazes de realizar em apenas dois anos”.
Balanço
“Ao longo de 2023 e 2024, o governo federal se dedicou à reconstrução de políticas que, além de recuperar a economia, alcançaram resultados importantes na redução da fome e da pobreza, no acesso ao trabalho e em áreas como educação, saúde, infraestrutura e relações exteriores”, pontuou a Presidência.
Entre os números apresentados estão:
Economia
O Brasil retornou para a lista das dez maiores economias do mundo. Nos últimos dois anos, o país cresceu duas vezes mais que a média registrada entre 2019 e 2022. O Produto Interno Bruto (PIB – soma dos bens e serviços produzidos) foi de 3,2% em 2023 e de 3,4% em 2024.
No quesito emprego foram registrados, em 2024, a menor taxa de desemprego dos últimos 12 anos, de 6,6%, “situação de quase pleno emprego”, disse a Presidência. Em 2021, o indicador havia chegado a 14,9%, o maior da série histórica. Desde 2023, mais de 3,2 milhões de empregos formais foram gerados. O salário mínimo também foi reajustado acima da inflação.
Share this content: