

O processo de isenção da taxa do ENEM 2025 começa hoje e vai até o dia 25 de abril. Não perca essa oportunidade
Os candidatos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025 já podem realizar a solicitação para isenção da taxa cobrada para a realização do Exame. Esse processo inicial tem início nesta segunda-feira, 14 de abril e se estende até o dia 25 de abril.
Desde que o ENEM foi criado, o Ministério da Educação (MEC) cobra uma taxa para que o participante tenha a sua presença no Exame confirmada.
A taxa de inscrição cobrada é de R$ 85,00, essa quantia é referente aos custos de produção, impressão e aplicação da prova. O valor pode ser pago em casas lotéricas, agências bancárias ou através de aplicativos bancários.
QUEM PODE PEDIR ISENÇÃO
O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão federal do Ministério da Educação, prevê a gratuidade para as pessoas que se enquadrem nas seguintes categorias:
- Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025);
- Aqueles que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal;
- Participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC.
JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA
Aos inscritos que solicitaram e tiveram a gratuidade concedida pelo INEP no ENEM de 2024, e mão compareceram em um ou nos dois dias de prova, e desejam solicitar mais uma vez, precisarão justificar a ausência. Essa justificativa deve ser realizada pelo mesmo sistema de solicitação de isenção da taxa, a Página do Participante.
DATAS
Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 12 de maio Período de recursos: 12 a 16 de maio Resultado dos recursos: 22 de maio
ENEM
O ENEM, instituído desde 1998, avalia anualmente o desempenho escolar dos estudantes ao término do Ensino Médio. As notas do Exame devem ser usadas em processos seletivos do Ministério da Educação, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do governo federal.
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do Exame.
Share this content: